quarta-feira, 16 de maio de 2012

Meia-Maratona 100 Amigos

No Sábado passado correu-se a Maratona denominada "100 Maratonas, 100 Amigos", ligando a Lagoa Azul (Sintra) a Belém (Torre).

Também havia distâncias menores, de 30, 20 e de 10kms. Optei pelos 20, que me permitiriam recuperar melhor e continuar a treinar o resto do fim-de-semana.

Os 20kms iniciavam-se em Cascais, junto ao Hotel Albatroz. Esperámos que chegassem os 1ºs da Maratona, e depois seguiríamos com eles, ou atrás deles. Contudo, era uma prova informal, para todas as distâncias, embora houvesse tempos mais para incentivo dos participantes do que outra coisa. O trânsito não seria cortado em nenhum local, não haveria, portanto, policiamento ou outro tipo de controlo. No entanto, havia abastecimentos, um imperativo devido às distâncias e ao calor que se adivinhava.

Saímos de Cascais por volta das 09h45, quando começaram a chegar os primeiros maratonistas, que haviam partido às 08h da Lagoa Azul. Seguimos pelo paredão adjacente à Marginal sempre que este existia. Quando não havia paredão, era pelo passeio ao lado da Marginal, nalguns locais bastante estreito, e claro, sempre cruzando-nos com ciclistas, transeuntes, patinadores, skaters e cachorros! Por isso é que era uma prova informal!

Correu muito bem e foi uma excelente experiência, sem stresses competitivos ou de outra natureza, tão comuns em "provas a sério". Havia algumas participantes femininas, não muitas, e lá fui seguindo ao meu ritmo, durante quase todo o tempo acompanhada pelo Júlio, um atleta um pouco mais velho que eu, mas com um passado no atletismo. Tivemos um ritmo similar e por isso fomos colaborando para tentar mantê-lo.

Tivemos sorte, pois o tempo estava algo encoberto, embora quente, mas sem ser exagerado e ajudado pela brisa marítima. Foi muito pacífico e não houve qualquer problema pelo facto de não dispormos das vias só para nós. Com calma e sem pressas, o percurso fez-se de forma muito agradável.

Cheguei a Belém com 1h50 de prova. O que me deixou feliz foi perceber que o ritmo a que ia aqui, não se pode comparar com o ritmo de corrida alucinante que se atinge nas provas de triatlo/duatlo sprint! Fiquei bem mais tranquila! Afinal, sou uma tartaruga sim, mas das rápidas! :-)


E assim completei um excelente treino de corrida, e ainda por cima cheguei em 1º lugar das participantes femininas dos 20kms! E como fui a 1ª mulher a chegar, apressei-me a esclarecer que não era maratonista, só "meia" maratonista! Sim, porque o GPS marcou 21kms, e não 20...


No dia seguinte, ainda me esperaria um treino de ciclismo!

Sem comentários:

Enviar um comentário