terça-feira, 5 de junho de 2012

Campeonato Nacional de Triatlo Longo - S. Jacinto

Com mais de uma semana de atraso, aqui fica um breve resumo do último ensaio para Nice:

Foi no dia 27 de Maio, na belíssima península de S. Jacinto, que teve lugar esta prova disputada na distância de Half-Ironman. Formámos um pequeno grupo de atletas do Clube (Olímpico de Oeiras) e ficámos alojados na praia do Furadouro, mesmo em frente à praia, um local magnífico e a apenas 18kms do local da partida.


Em S. Jacinto, na manhã da prova, fazia fresco e estava até um pouco nublado, mas nenhum vento. Nada mau, até era preferível, desde que não chovesse...

Foi dada a partida para o segmento de natação, que se desenrolava nas tranquilas águas da ria de Aveiro... tranquilas até nem tanto, dado que levei um soco num olho ao contornar uma bóia, naquele engarrafamento e afã do costume! Devem ter os óculos embaciados e não vêem nada senão eles próprios! Mas por falar em óculos, ainda bem que os meus não saltaram com a referida "agressão" e protegeram-me, ou teria ficado de olho negro!

Sem mais peripécias, saí da água com 41 minutos para os 1900metros. Na transição, uma perna do fato ficou presa no chip... mais segundo, menos segundo, enquanto calçava as meias que teimavam em não deslizar devido aos pés molhados. Toca de me sentar no chão, afinal se o Lance Armstrong se senta nas transições, eu também me sento! :-) Era o momento de zarpar dali para fora enquanto enchia a boca com metade de uma banana!


O ciclismo deu gozo, ultrapassei tanta gente quanto encontrava, num andamento certo e sempre vivo. A ausência de vento ajudava à ida; à volta, apesar de não haver vento, notava-se uma certa brisa contra, o que diminuía a velocidade em 2 ou 3 kms/h. Logrei cumprir os 90kms e 4 voltas em 2h42, o 2º melhor tempo absoluto feminino, numa média de 34km/h.


Passando à meia maratona final, de corrida, o percurso desenrolava-se em 5 voltas praticamente sempre dentro da Unidade militar (RI 10 - Área Militar de S. Jacinto), onde não tinha o prazer de entrar há 16 ou 17 anos! Ao mesmo tempo, a ausência de público devido a tratar-se de um quartel, era a parte menos boa... Isso e o lixo que nós atletas produzíamos dentro do aquartelamento, devido a garrafas vazias e invólucros de barras e gel, tudo atirado para o chão porque havia abastecimentos lá dentro. Nunca vi um quartel ficar tão impróprio! Mea culpa também... mas as condições de prova eram aquelas...


Muita da gente que eu tinha ultrapassado na bicicleta, acabou por me ultrapassar na corrida. É sempre assim! Uma delas, foi a Ana Pereira, do Sporting, mas que depois vim a apanhar de novo. A verdade é que fizemos quase toda a corrida juntas, dando-nos apoio mútuo, pois ela tinha sofrido uma queda ao sair da água e estava a sofrer com dores nos joelhos.

(Foto de Vitor Lopes e Clarisse Henriques)

Cortámos a meta juntas, com 5h27 de tempo de prova total, e foi muito bom! Não esquecerei aquele momento. Do tipo de vivências que o Triatlo e o desportivismo proporcionam!


No geral, gostei bastante da prova e das minhas sensações. Uma natação dentro do habitual, podia ser melhor, mas enfim... Um ciclismo sólido mas descontraído, em percurso totalmente plano e com piso em muito bom estado, e uma corrida bastante poupada e sem muito sofrimento.

No final, fiquei com o 3º lugar nacional do escalão de Veteranas I! Muito fixe!


Agora é um "pulinho" até Nice. Já não há tempo para melhorar muito mais. É treinar o possível nos próximos 2 ou 3 fins-de-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário